segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Unidade Encruzilhada do Sul


Momentos solenidade

       (01)   





Em solenidade a cargo do Departamento de Juventude e Inovação,o Executivo Municipal entregou, no último dia três, a posse da área de 7 hectares,em comodato por 20 anos, e o prédio onde funcionou a Escola Rural do Chanã para que a Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Gideões administre uma unidade de tratamento para dependentes químicos.

Gilson Soares, coordenador do Departamento de Juventude e Inovação, foi o primeiro a se pronunciar, quando iniciou sua fala questionando quanto vale uma vida, alertando aos presentes que a vida não tem preço, portanto, esse projeto é um marco histórico para o município. Prosseguiu citando que embora o Departamento tenha metas de oportunizar inclusão social a 1500 jovens e cursos profissionalizantes para outros 500, a preservação da vida está acima de tudo.


A seguir, a Secretária Municipal de Educação, Nazaré Cristina da Silva, citou a atuação da Educação no processo, em tempo recorde, de solicitar ao Estado a transferência da área e prédio para a municipalidade, demonstrando assim a importância dedicada ao projeto, desde o primeiro momento. O vereador Solismar Figueiró, representando o Poder Legislativo resgatou a história da Escola do Chanã e reafirmou o compromisso da Câmara Municipal em apoiar o funcionamento da unidade.


Já o Pastor Roque Serpa louvou o entendimento do Executivo e Legislativo em atenderem a reivindicação da Comunidade, possibilitando a instalação da unidade. Também mencionou que a comissão nomeada pelo Prefeito Municipal Artigas Silveira, sendo membros Fabiano Soares de Freitas, Gilson Soares e Márcio von Diemen esteve pessoalmente visitando duas unidades antes que criarem o parecer favorável a instalação em Encruzilhada do Sul.


O vice-prefeito Antônio Carlos Rodrigues de Souza, representando o Prefeito Artigas Teixeira, transmitiu a satisfação dessa vitória da sociedade encruzilhadense, citando que Executivo manterá seu apoio para o funcionamento da unidade. Também estavam presentes: Secretário de Administração, Rafael Barros, Secretário da Indústria e Comércio, Elpídio Rodrigues, Chefe de Gabinete, Miriam Froming, Coordenador do Departamento de Cultura, Márcio von Diemen; vereadores Fábio Teixeira Campos, Sirlei Lopes, Doutor Adroaldo Grohs, Presidente da CDL, Antônio Carvalho de Freitas, Presidente dos Alcoólicos Anônimos; Jaime Didoné, além de dezenas de lideranças da Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Gideões, tem sede em Novo Hamburgo. Para dar início às atividades do local veio um casal que irá dirigir a unidade e dois internos que estão no processo de ressocialização e vão ajudar a transformar a antiga escola em uma Unidade do Desafio Jovem Gideões.
ASSESCOM – Prefeitura Municipal de Encruzilhada do Sul



Até aqui o Senhor nos ajudou.





(02)
Inauguração da Comunidade Terapêutica






Contamos com a Unidade de Encruzilhada do Sul

com capacidade para 30 residentes:

End: Estrada Schannã - S/N 1* Distrito

Para mais informações contato : 51.35931375 

(51)99454401





(03)

Notícias de Encruzilhada do Sul




Na manhã da última sexta-feira (02) esteve na localidade do Chanã o coordenador do departamento de Juventude e Inovação do Município de Encruzilhada do Sul, Gilson Soares, acompanhado de Lucas Machado assessor do departamento e de Vinicius Pereira da Assescom.

O motivo da visita foi ver as melhorias feitas na área de 07 hectares cedidos do município para instalação da Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Gideões de Encruzilhada do Sul que deverá em outubro comemorar um ano de instalação. Com doações da comunidade e da Prefeitura foram realizadas pintura e melhorias. No momento o coordenador do local Sr. Mateus está construindo o refeitório e melhorando o espaço da cozinha com as obras já estando em andamento. A necessidade seria de uma a duas meses de refeitório para completar os equipamentos do local.

Ainda foi mostrado o espaço externo onde poderá ser instalada uma pracinha para que os parentes dos internos possam ter um local para recreação, onde Gilson Soares se comprometeu em ver a viabilidade de aquisição ou doação de uma por parte das empresas privadas.

Ainda será preparada uma área destinada a informática futuramente, bem como, o departamento de Juventude e Inovação deverá desenvolver outras atividades em parceria com a entidade.

Como presidente da Comissão Especial de análise das subvenções sociais da Lei 3.017 de 2010, Gilson Soares, afirmou que tão logo a documentação que ainda falta no processo seja juntada pela comunidade Terapêutica Desafio Jovem convocará a comissão para agilizar o processo a liberação dos recursos de que a entidade precisa “quando convencemos o prefeito a instalar a comunidade aqui, nosso objetivo era que pelo menos uma vida fosse salva, hoje temos potencial para muito mais e vamos seguir em frente”, declarou Soares.

.





(04)  Apoio a Unidade de Encruzilhada do Sul



 Sr.Gilson Soares e Presidente Roque Serpa (C.T..D.J.G)


Há um ano atrás o coordenador do departamento de Juventude e Inovação Gilson Soares, juntamente com Fabiano Soares (Saúde) e Márcio von Diemen (Assescom) visitavam as dependências da comunidade terapêutica de recuperação de dependentes químicos Desafio Jovens Gideões na unidade de Novo Hamburgo.
Na oportunidade o Pastor Roque fez toda a explanação sobre o funcionamento da entidade, e visitaram os programas de ressocialização.
Certos do excelente trabalho realizado convenceram o prefeito Artigas Silveira a ceder uma área de 07 hectares na localidade do Chanã onde funciona o projeto em Encruzilhada do Sul.
Nesse um ano de existência já foram feitas muitas melhorias no local e vários atendimentos, cujo segundo processo agora é as oficinas de ressocialização que está em fase de elaboração em parceria com o departamento de Meio Ambiente, através do coordenador Belisário Filho um projeto para reutilização e comercialização de pneus descartados.
No último domingo (09) foram realizadas as comemorações de um ano da entidade no município primeira com um culto e após um almoço para levantar fundos para entidade, na oportunidade Gilson Soares comprometeu-se em realizar uma Campanha do Bem (arrecadação de alimentos) também para entidade no mês de novembro e produzir um informativo da entidade para divulgação do trabalho, o Pastor Roque e o irmão Mateus diretor da unidade enfatizaram o comprometimento da administração municipal em especial ao departamento de Juventude que sempre um grande parceiro para que esse sonho hoje fosse real – “o Gilson foi um instrumento utilizado por Deus para que estivéssemos aqui hoje”, enfatizou Roque durante o culto.

ASSESCOM – Prefeitura Municipal de Encruzilhada do Sul



Até aqui o Senhor nos ajudou !

(05) Projeto na cidade de Encruzilhada do Sul





A partir do interesse manifestado pela Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Gideões, com sede em Novo Hamburgo, ao Prefeito Artigas Silveira, em outubro desse ano, para instalar um projeto de recuperação para dependentes químicos em Encruzilhada do Sul, o Executivo Municipal nomeou uma comissão, formada por Fabiano Soares Freitas, Gilson Soares, e Márcio Von Diemen, para analisar o projeto, suas expectativas, e resultados já obtidos.


No último dia 14, a comissão visitou as instalações do Desafio Jovem Gideões na cidade de Novo Hamburgo e Ivoti, e, ao final, elaborou parecer favorável a instalação do projeto em Encruzilhada do Sul, sendo que esse parecer foi enviado ao Prefeito Municipal, que desde o início garantiu o apoio do Executivo, através do Comodato de sete hectares de terra, e prédio existente no local, no Chanã, pelo período de 20 anos com cláusula de renovação e possibilidade de doação da área, conforme solicitado pela entidade.
A entidade possui locais diferenciados para o tratamento de homens e mulheres, sendo que a idade mínima para internação é de 18 anos, com tempo de tratamento estimado em 9 meses, sendo 6 para recuperação e 3 para a ressocialização, e cada unidade tem de 25 a 30 internados, sendo que o índice de reincidência (recaídas) é muito baixo.


Há, na segunda fase no projeto, o sistema de ressocialização, onde oficinas de reciclagem de pneus, um restaurante e uma fabriqueta de objetos e móveis em MDF, vindos de parceria com Ministério Público, são oportunidades de profissionalização e renda durante esse período.


Segundo o Presidente da Comunidade Terapêutica, Roque Serpa, o interesse por Encruzilhada do Sul é o reflexo do trabalho da sociedade, e do Executivo, especialmente através do trabalho constante da Secretaria da Saúde e do Departamento de Juventude, que faz ações contínuas de prevenção ao uso de drogas e realizou nesse ano evento que reuniu cerca de 2 mil pessoas no Dia de Combate ao Crack


A manutenção financeira do projeto é feita por doações de empresas, pessoas físicas, entidades, contribuição de familiares dos internados e Poderes Públicos. As atividades diárias, para a manutenção do local, são exercidas pelos próprios moradores. 

Após aprovado o comodato será iniciada a fase de implantação desse Centro de Recuperação de Dependentes Químicos no município.
Até aqui o Senhor nos ajudou !



Pneus descartados poderão gerar renda para dependentes químicos em recuperação


Na manhã de segunda-feira (29) estiveram reunidos o coordenador do departamento de Juventude e Inovação Gilson Soares, Belisário Filho do Meio Ambiente, o assessor da Secretaria de Saúde Fabiano Freitas e o diretor da comunidade terapêutica Desafio Jovem Gideões Mateus Goulart Martins, da comunidade do Chanã, para discussão de projeto de ressocialização.

Conforme explica Mateus o projeto é com base no projeto de Novo Hamburgo que trabalha com pneus descartados e que hoje se torna um problema de saúde pública para o município. A idéia é o recolhimento dos pneus pela entidade para criação de um projeto que utiliza as laterais para transformar aquele material em vedantes de prego para telhas de amianto, os restantes destinados para transformação em outras matérias que seriam enviados para empresas do ramo, gerando renda para os dependentes em recuperação e sua família.

O sistema de parceria deverá ser feito por meio de um convênio, onde o coordenador do Meio Ambiente Belisário Filho já possui um pré-projeto nesse sentido que poderá ser aperfeiçoado para ser desenvolvido junto a entidade.

Os envolvidos com a vinda da comunidade para município Gilson Soares e Fabiano Freitas disseram que a questão é de relevante importância uma vez que resolverá primeiramente um problema social de renda para os dependentes que na maioria das vezes não deixam nada para trás e no segundo momento para uma questão de saúde pública, pois hoje há dificuldade de se achar o destino para esses pneus descartados.

O próximo passo deverá ser a elaboração formal do projeto e uma reunião com convite extensivo ao Ministério Público, oportunizando uma visita junto a entidade na localidade do Chanã.