Quem somos


                                                      Histórico

O Centro de Recuperação desafio Jovem Gideões- DJG- foi fundada em  I de Janeiro do ano de 1997, com legalização em julho do mesmo ano, sendo sua sede na cidade de São Sebastião do Caí, até o ano de 2005.

O fundador foi o Sr. Roque Valdevino Serpa, que após concluir seu tratamento no Desafio Jovem Três Coroas em 1994, iniciaram um trabalho de recuperação de pessoas drogadas em São Sebastião do Caí numa pequena casa de costaneira, ampliada com lonas plásticas, que servia de abrigo e moradia para, em torno de quase, vinte pessoas que buscavam ajuda para livrar-se do problema da dependência química.

Na ocasião, o fundador teve o auxílio de um grupo de nove jovens voluntários. Os resultados alcançados foram positivos, podendo ser comprovados junto à época, encontra-se totalmente em abstinência de substância psicoativas e reincididos na sociedade.

Depois de dois anos de funcionamento em São Sebastião do Caí, o número de voluntários aumentou, e houve doação de terras em Farroupilha, sendo criada a segunda Unidade. Após seis meses, houve ofertas de arrendamento de propriedades, sendo uma em Osório e a outra em Lomba Grande. A esta altura, com mais três unidades além da sede, o DJG já tinha 120 residentes.

No ano de 2001, a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo fez uma doação de duas áreas de loteamento Alpes do Vale. Inicialmente foi utilizada somente uma e a outra é onde, atualmente, funciona o centro administrativo. Ao todo, eram cinco Unidades de tratamento residencial, atendendo 150 residentes.

Em busca de qualificar cada vez mais os serviços prestados e a adequar-se a Resolução- RDC nº. 101, de maio de 2001, publicada no D.O. De 31/05/2001, o Centro de Recuperação DJG reduziu de cinco unidades existentes, para três atualmente e diminuindo de 150 para 90 residentes.

A sede administrativa passou a funcionar na cidade de Novo Hamburgo a partir de 2005 e a entidade passou a denominar-se Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Gideões- CTDJG- procedida à reforma de seus estatutos e a apresentação deste Programa Terapêutico.

Durante estes anos de labuta em conjunto com a sociedade, a Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Gideões obteve muitas conquistas conforme referido acima, mas a principal delas é o índice de recuperação que tem sido expressivo.

As unidades da Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Gideões, Unidade I- Comunidade Masculina em Farroupilha, Unidade II CTDJG Masculina em São Sebastião do Caí e Unidade III CTDJG Feminino em Novo Hamburgo estão subordinadas diretamente às diretrizes da Sede e Centro Administrativo. Cada unidade terá seu próprio cadastro de Personalidade Jurídica (CNPJ) e serão administradas por subdiretorias de unidades, limitando-se aos artigos 30 e 31 do estatuto, devendo assim prestar contas mensalmente á Diretoria Executiva.

Os locais das CTDJG podem ser considerados de características rurais, pois se localizam em meio à natureza, próximos as matas nativas, pássaros, cachoeiras e paisagens admiráveis.

Metodologia do tratamento 

A CTDJG tem por finalidade a prevenção, a recuperação e a reinserção social do dependente de substâncias psicoativas (SPA), bem como o apoio às famílias afetadas pelo problema. Seu método de tratamento conjuga a experiência do adicto recuperando, espiritualidade religiosa e os procedimentos acadêmicos profissionais.

Os únicos pré-requisitos exigidos do dependente químico são: a sua total sinceridade quando á vontade de libertar-se dos vícios, isso é, estiver convicto de que precisa de ajuda; e a disponibilidade de vagas; independente de confissão religiosa, cor, condição social, ou tratamentos anteriores.

O programa terapêutico básico de CTDJG é realizado em um período de 12 (doze) meses na modalidade de tratamento residencial, com fases distintas e de igual importância, podendo permanecer por mais tempo, quer seja, para reforço reinserção na reinserção social ou como voluntário na obra.


O interessado deve estar disposto a aceitar a proposta de tratamento que consta do Regimento Interno, baseado no tripé de recuperação: Laborterapia, disciplina e espiritualidade


Nosso objetivo :
É a RECUPERAÇÃO E A REINSERÇÃO SOCIAL
A adesão ao programa é de livre decisão do dependente , podendo a qualquer momento desistir do mesmo .Não existem qualquer tipo de medicamento .
Em contato com a natureza , num ambiente livre de droga e de violência , baseado no triplê :

ESPIRITUALIDADE ,DISCIPLINA E LABORTERAPIA .
Com apoio permanente de um equipe especializada , os dependentes são orientados dentro da filosofia dos doze passos de reestruturação espiritual e emocional e dos doze princípios de reedução comportamental .
O Desafio Jovem Gideões é uma entidade não governamental , sem fins lucrativos , voltado á prevenção , recuperação de uso abusivo de álcool e outras drogas e á reinserção social.

Nossas Atividades
*Espiritualidade
* Laborterapia
*Atendimento Psicológico
* Artesanatos
* Atividades Profissionalizantes
Cronograma de Recuperação.
Triagem Período de adaptação, aceitação e desintoxicação

Programa
Consiste em três fases , sendo que a duração de cada fase é avaliada de acordo com as peculiaridades de cada caso.
Fases.

1° Fase : Adaptação e desintoxicação
2° Fase : Consientização e Ressocialização
3° Fase :Reinserção Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contatos para atendimento 51.35931375
Email. desafiojovemgideoes@gmail.com